Raimundo de Moura Chaves: 98 anos

Raimundo de Moura Chaves, conhecido pelos amigos caxienses com ‘Dico’, foi um exímio piloto da aeronáutica brasileira e que deixou seu nome registrado na história da cidade, principalmente graças as memórias daquela geração da metade do século XX.

Nascido em 14 de janeiro de 1923, na Tresidela, sendo filho do casal José Araújo Chaves e Clarinda Moura Chaves. Estudou no Ginásio Caxiense nos primeiros anos de funcionamento daquela instituição de ensino. Aos 18 anos de idade ingressa na Escola de Especialistas da Aeronáutica no estado de São Paulo, como voluntário, quando já estava em andamento a 2º Guerra Mundial com o Brasil em situação ainda indefinida em qual lado apoiar, o Eixo ou os Aliados. Em 1943 consegue matricula na Escola da Aeronáutica no Rio de Janeiro, concluindo o curso como piloto em 1947. Daí, galgando os degraus como Tenente e Capitão. Serviu em diversas bases pelo Brasil, como no Rio (Galeão), São Paulo e Natal – RN. Foi ainda instrutor de voo e comandante de esquadria.

Do livro Efemérides Caxienses (2014), do Dr. Arthur Almada Lima Filho, extraímos o seguinte:

E realizou, o Dico, a demonstração de acrobacias. Esfuziante e lírica. ...escolheu como epicentro de sua demonstração de perícia e técnica o Largo do Rosário, sua residência ao tempo de estudante do Ginásio Caxiense. E centrou suas acrobacias subindo quase na vertical e descendo em parafuso, justo na altura do lar da professora Filomena Machado Teixeira (Filozinha), sua dileta mestra de antanho. O espetáculo se antolhou a todos comovente! Festa lá nas alturas, caindo, em espadanas de alegria e arrojo, sobre os assistentes mormente no Lardo do Rosário. E, cá em baixo, no rés do chão, provocando, nos espectadores, a comoção de assistir a um ás caxiense, traçando, com perícia, arabescos no céu. Belos e aliciantes arabescos”.

A testemunha ocular deste evento e que o descreve acima foi Oziel José de Jesus Chaves a seu amigo Libânio Lobo, ambos, amigos de infância de Raimundo Chaves.

Raimundo de Moura Chaves faleceu aos 34 anos de idade em um desastre aéreo na cidade de Natal, onde servia na base aérea daquela capital. Na madrugada do dia 27 de setembro de 1957, o Cap. Raimundo Chaves comandava um C-47 do Correio Aéreo Nacional com destino a Belém (PA), com escala em Fortaleza (CE). Logo ao decolar no Campo de Parnamirim, Base Aérea de Natal, o motor sofreu uma pane fazendo o avião cair e explodir. Todos os cinco tripulantes morreram imediatamente carbonizados. Seus corpos foram levados ao Rio de Janeiro onde foram sepultados.

Hoje, 14 de janeiro de 2021, completa-se 98 anos de seu nascimento.

 


Notícia do desastre aéreo que vitimou o Major Raimundo Chaves. Imagem: Jornal Diário de Natal, nº 5.530, de 27 de setembro de 1957.

 

Nota da FAB sobre o acidente.

Comentários