Dois caxienses eleitos pela AICLA

 

Nesta terça-feira (22/06) a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, casa cultural do município maranhense de Itapecuru-Mirim, se reuniu virtualmente onde elegeu quatro novos membros efetivos e seis membros correspondentes. Entre os correspondentes, dois são caxienses: o poeta Wybson Carvalho e o arquiteto Eziquio Barros Neto. 

As academias têm um total de quarenta membros efetivos que são denominados imortais, onde são substituídos apenas quando falecem. Na maioria delas, o novo membro deve ser natural da cidade correspondente ou, caso contrário, residir por determinado tempo. Assim, se garante que os membros tenham ligação com a casa e continuem a contribuir com seu enriquecimento cultural.

Já o membro correspondente é um meio de as academias manterem ramificações ativas pelo país, mantendo relações intelectuais e sociais e incentivando o estudo de sua cidade. Diferente do efetivo, ele pode residir em qualquer lugar do Brasil e até pelo mundo, com qualificação diversificada, dependendo do regimento de cada academia.

Recebo com muito orgulho a notícia de minha eleição como membro correspondente desta casa. Uma honraria impar para qualquer pessoa ter sido convidado e aceito, representando esta academia agora em Caxias. Espero passar esse período epidêmico para retornar a esta cidade e agradecer pessoalmente aos novos confrades. Adotei Itapecuru-Mirim com carinho no coração”. Afirmou Eziquio Neto.

A AICLA foi fundada em 14 de fevereiro de 2012, onde mantem desta então intensa atividade cultural, como a organização da Festa Literária de Itapecuru Mirim - FLIM. Os quatro novos membros efetivos eleitos foram: Blecaute Barbosa, Itaan Santos, Adney Teles e José Carlos Pimentel. Os outros membros correspondentes foram: Alice Pires, Cristiane Tolomei, Gabriela Santana e Hilton César.

Parabéns a AICLA e a seus membros!

 

Wybson Carvalho e Eziquio Barros Neto em visita a cidade de Itapecuru-Mirim no ano de 2019, ao lado dos membros efetivos Benedito Buzar e Jucey Santana.


 

Comentários