Professora Clara, Cidadã Caxiense

Nesta quinta-feira, dia 09, por proposta do Vereador Teódulo Aragão, Presidente da Câmara Municipal de Caxias, a professora Clara Lopes Jovita recebeu o título de cidadã caxiense. Nascida no município maranhense de Esperantinópolis, no ano de 1945, formou-se professora normalista em 1971, vindo residir em Caxias ainda naquela década.

Professora Clara, ou Tia Clara, como era carinhosamente chamada por nós alunos, foi minha professora no Colégio São José no antigo “primário”, hoje parte do Ensino Fundamental. Recordo que desde criança tínhamos o costume de falar sobre o ano seguinte na escola, onde qual sala e turma deveríamos frequentar, quais matérias estudar e o mais importante: qual seria a professora. No Maternal e Primário só tínhamos professoras, onde a figura do professor só viria no ginásio ou na disciplina de Educação Física. E a professora Clara era conhecida como uma professora bem rígida e disciplinadora, isso na cabeça da garotada, fazendo com que muitos temessem cair em sua turma. Naquela época existiam duas turmas, sendo a Sala A (da Profa. Clara) e a Sala B, que ficavam lado a lado na parte superior do colégio. E eu fui cair justamente na sala da Profa. Clara. Anos depois, quando continuávamos com o costume de debater o nosso ano seguinte na escola, mesmo no período ginasial, relembrávamos com um sorriso no rosto sempre que citávamos algum professor: “Eu fui é da turma da Professora Clara”, então o professor que viesse a turma não teria temor nenhum. Essa imagem de professora dedicada ficou por muito tempo entre os estudantes do São José, demonstrando sua capacidade e dedicação a educação. A rigidez tão temida pelos alunos nada mais era do que dar a cada um desses garotos e garotas o melhor ensinamento possível.

Também fui seu aluno durante as aulas de reforço, que chamávamos de “particular”. A escola Tia Clara funcionava em sua própria residência que ficava próximo a Igreja de São Benedito, no Beco do Noronha. Mas para mim, naquela época e até os dias de hoje, aquela viela sempre será a Rua da Tia Clara. De um lado ficava a porta de sua casa e ao lado um corredor onde ficavam as mesas e cadeiras com a criançada que levavam as atividades da escola para serem realizadas ali com a Profa. Clara ou outras que a auxiliavam. Naquela época em Caxias, década de 1980, estávamos na transição entre a educação tradicional da palmatória, reguada e outros castigos que eram bastante comuns nos colégios, e uma nova proposta que abolia essa prática. Então, ainda era comum alunos não muito aplicados e obedientes receberem essas lições, além das matérias das escolas. Recordo que em sua escola particular havia um grande quintal nos fundos, onde na hora do recreio adorava ver as galinhas e seus pintinhos passeando nas areias brancas daquela área. Hoje a Profa. Clara já não reside naquele beco, mas em uma rua próxima, na Manoel Gonçalves.

Os anos se passaram, vieram muitos outros professores, outras escolas, outras cidades, mas vez ou outra que estava ao acaso pela cidade eu a olhava andando pelas ruas em direção a escola ou sua residência. Era sempre bom e engraçado recordar daquele período de criança.

Parabéns a Professora Clara Jovita pelo merecido título de cidadã caxiense, o que ela já é há anos, só faltando o recibo.

Comentários