190 anos de João Mendes de Almeida

 

João Mendes de Almeida. Imagem: Enciclopédia Itaú Cultural.

 

Neste 22 de maio completou-se 190 anos de nascimento do ilustre caxiense João Mendes de Almeida. Jurista, abolicionista, jornalista e político, teria seu nome registrado nos anais da história nacional ao ser um dos relatores da Lei do Ventre Livre.

Já escrevi algumas vezes breves linhas sobre sua biografia, além de ter vários escritos sobre sua vida disponível na internet onde o leitor pode encontrar informações preciosas sobre João Mendes de Almeida e sua família, como seu irmão Cândido Mendes.

Em meu livro ‘Por Ruas e Becos de Caxias’, cito-o algumas vezes. Como residente do antigo Largo da Matriz, onde residia com sua família, atualmente praça que leva o nome de seu irmão. Ele também é citado na atual Praça do Panteon, pois era de sua propriedade um casarão que fora doado para a igreja católica após seu falecimento. Casarão esse que fora demolido e em seu lugar está atualmente o Colégio São José.

 

Casarão que pertenceu a João Mendes, na Praça do Panteon e que posteriormente foi a capela do Colégio São José, antes de ser demolido e construído a portaria do colégio. Imagem: Acervo Digital IHGC.

Jornal A Sentinela (SP), de 1877. João Mendes era o seu redator. Imagem: Biblioteca Nacional.

 

Em São Paulo, atrás da Igreja da Sé, um dos pontos principais da capital paulista existe a Praça João Mendes de Almeida, um reconhecimento dado pelos paulistas. Até a presente data, não existe nenhuma escola, rua, praça ou um busto em sua homenagem na sua terra natal.

Neste ano de 2021, a associação Amigos do Patrimônio Caxiense – APC, enviou ao Presidente da Câmara Municipal, o vereador Teódulo Aragão, uma solicitação para a mudança do nome da atual Avenida Norte e Sul, situada no complexo conhecido como Cidade do Judiciário, para Avenida João Mendes de Almeida. Nada mais justo um logradouro público em que estão situados diversos órgãos públicos e jurídicos receber o nome desse caxiense ilustre que tanto fez nas tribunas dos júri e no parlamento.

A Academia Caxiense de Letras – ACL, decretou o ano de 2021, como o ano João Mendes de Almeida.

Aos que conhecem e valorizam a cultura e história local, fica aqui o reconhecimento a esse caxiense ilustre.

 

 

 

 

 

Comentários