Quatros anos na Casa de Coelho Neto

Recebendo a medalha de Membro Efetivo pelas mãos do confrade Raimundo Borges. Imagem: David Souza.

 

Desde a semana passada a Academia Caxiense de Letras vive expectativas de novos tempos. É que foram abertas cinco vagas para novos membros efetivos, com número de inscritos que chegaram a quase vinte pessoas no total. Esse grande número de interessados em ingressar na Casa de Coelho Neto, demonstra que a Academia continua viva na sociedade, despertando grande sentimento de amor pela nossa cultura e história. Além da chegava de novos imortais, foi aberta também eleição para a nova Diretoria para o biênio 2022/23. Tudo para ser votado durante o mês de agosto e setembro, quando será feita a apuração das eleições e o anúncio do resultado dos contemplados.

Particularmente, hoje, me sinto mais feliz ainda. Pois foi justamente no dia 19 de agosto, quatro anos atrás, que tive a honra de tomar posse como membro efetivo desta casa, em uma solenidade marcante que só os eventos culturais realizados ali, tem essa magia indescritível.

Reencontrar confrades que residem em outras cidades, amigos que estavam ansiosos pela minha posse, familiares igualmente orgulhosos e a sociedade em geral, sempre presente igual um sertanejo que aguarda uma chuva para beber durante a seca, se embebedando da cultura caxiense.

Infelizmente, algumas pessoas queridas que estavam presentes naquela cerimônia não estão mais entre nós. Meus queridos confrades Carvalho Junior, que foi ‘iniciado’ junto comigo naquela solenidade de posse, o então Presidente da ACL, Raimundo Medeiros, o saudoso professor Jacques Inandy Medeiros e meu querido pai, Eziquio Barros Filho, que fez um grande esforço para estar ali presente em um de seus últimos (senão último) eventos públicos. De fato, foi um dia lindo e memorável.    

Tenho certeza de que os novos pretendentes aguardam com a mesma ansiedade que eu naquela época. A surpresa e apreensão no abrir da urna para a contagem de votos até o anúncio de que aquela jornada acabou em sucesso.

Desejo boa sorte a todos os candidatos a uma Cadeira na ACL e a nova Diretoria que irá assumir os trabalhos daqui para frente.

Vivas à Academia!

 






 

 

Comentários