ACL abre o 5º Salão do Livro

 

Imagem: Eziquio Barros Neto

 Entre os dias 25 e 26 deste mês de novembro a Academia Caxiense de Letras (ACL) irá abrigar o 5º Salão do Livro. Evento que tem como tema os 200 anos da imprensa caxiense e como patronos os jornalistas Victor Gonçalves Neto e Gentil Alves de Meneses.

Assim, a ACL continua a manter viva a memória caxiense com grandes eventos de cunho cultural abrindo suas portas a toda a sociedade. Seu belo salão arquitetonicamente preservado, além de seus belos ambientes como a biblioteca, estarão a disposição ao público oferecendo leitura das mais diversas categorias.

Ao logo do prédio o visitante encontrará diversas caricaturas em tamanho real de vários personagens de nossa imprensa, alguns já falecidos e outros vivos. Como a apresentadora do Sistema Mirante, a caxiense Ana Guimarães; poetas Wybson Carvalho, Renato Meneses e jornalistas, como Jotônio Viana e Ricardo Marques. A jornalista Lina Medeiros, que faleceu tragicamente esse ano, também está entre os homenageados.

No salão nobre está um painel contando os primeiros cem anos da imprensa caxiense, desde o primeiro jornal existente em Caxias, A Crônica, editado entre 1833/34 ao impresso Clarinadas (1933), de cunho fascista ligado ao movimento Integralista. Dois cata-ventos e dois painéis moveis contam a imprensa caxiense no século XX, onde o visitante vai poder manusear de forma interativa as capas e notícias de época. Já no auditório estará uma grande colagem com jornalistas e pessoas que trabalham na impressa na mídia atual, inclusive nas digitais.

No primeiro dia (25), na abertura oficial do evento, estará presente o jornalista e literato piauiense Cineas Santos, que falará um pouco da vida de Victor Gonçalves Neto. O show vai ficar com o Trio Itapecuru Rio Triste, criado especialmente para o evento e que tem como repertório interpretações livres de rock e jazz.

No segundo dia (26), além da exposição que estará aberta ao público durante todo o dia, as 9h00 haverá a mesa redonda “Imprensa e democracia: liberdade de expressão e informação qualificada”, com o prof. Antônio Henrique Santos e Dr. Antônio Manoel Veloso, tendo como mediador do debate o acadêmico Eziquio Barros Neto. Na noite, às 19h00, palestra com o psiquiatra Dr. Ruy Palhano, com o tema “Impacto da pandemia nas emoções e no comportamento”, além do lançamento de seu livro “Crônicas ao cotidiano na visão de um psiquiatra”. O show também ficará com o Trio Itapecuru Rio Triste.

Com certeza é um evento dos mais importantes em Caxias, se tratando da imprensa resgatando a memória dos jornais, seus redatores, jornalistas e debatendo o futuro da imprensa livre no Brasil.

Comentários